Existem muitos problemas elétricos que afetam as casas que podem causar muita dor de cabeça: fiação defeituosa. Entretanto a fiação defeituosa pode ser o resultado do tempo ou do trabalho inadequado de um eletricista. Os fios estão sujeitos a um ciclo constante de aquecimento e resfriamento, portanto, não é de surpreender se eles apresentarem falhas ao longo do tempo.
Por isso, você precisa garantir que sua fiação elétrica esteja de acordo e feita por um profissional qualificado. Sem dúvida, a fiação defeituosa é uma das cinco causas mais comuns de incêndio elétrico. Se você achar que sua fiação está com defeito, desgastada ou antiga, é hora de fazer uma inspeção na fiação.
Apesar de sua instalação elétrica possuir muitas proteções contra fiação defeituosa (sistemas de aterramento, disjuntores, GFCI e AFCIs), isso não elimina o perigo de incêndio por fiação solta no sistema. Alguns desses problemas podem ser facilmente identificados e resolvidos em casa, enquanto outros podem exigir a ajuda de um profissional.
A fiação com defeito geralmente mostra sinais mais cedo ou mais tarde. Você precisa estar atento a esses sinais para detectar facilmente o problema em questão. Aqui está uma pequena lista de itens a serem observados:
- Escurecer ou piscar as luzes, especialmente ao usar um aparelho de alta potência
- Disjuntores e fusíveis queimados frequentes
- Tomadas e interruptores carbonizados ou escurecidos e cheiro de tomada queimada
- Quaisquer zumbidos e estalos de eletricidade em seus sistemas
Por outro lado, outro sinal pode ser vários cabos de extensão conectados juntos que podem sobrecarregar as tomadas. No entanto, esse problema é resultado de nossas próprias ações. Alguns outros problemas notáveis de fiação semelhantes a este incluem:
- Não há interruptores de circuito de falha de aterramento, particularmente em áreas como cozinha / banheiro
- Fiação velha, desgastada ou descascada
- Plugues elétricos dobrados / danificados
- Receptáculos não aterrados
- Caixas de junção descobertas
Se você não tiver certeza se sua fiação está com defeito, procure a assistência de um eletricista profissional. Eletricistas licenciados vão identificar perigos de fiação com defeito rapidamente.
Como lidar com alguns problemas elétricos comuns?
Alguns problemas de fiação elétrica podem ser facilmente resolvidos na hora, sem a necessidade de pagar por um eletricista e sem a necessidade de substituir a fiação. No entanto, recomendamos procurar a ajuda de um profissional. Depois de concluir sua inspeção, você pode prosseguir para resolver os problemas que considerar necessários.
Interruptores de circuito de falta de aterramento são um tipo de disjuntor que desliga a energia elétrica quando detecta um desequilíbrio entre a corrente de entrada e a de saída. Eles reduzem o risco de eletrocussão se um fio for exposto à água. Você pode instalar os interruptore nas tomadas localizadas em seu banheiro, cozinha e áreas externas.
Interruptor de circuito com falha de arco , também conhecido como dispositivo de detecção de falha de arco, é um tipo de disjuntor que interrompe o circuito quando detecta um arco elétrico no circuito para evitar eletrocussão ou incêndios elétricos. Você pode instalar esses dispositivos no painel principal.
Substitua as tomadas padrão por uma versão à prova de crianças: Se você tem filhos em sua casa, substitua todas as tomadas padrão por uma versão à prova de crianças. Isso tornará mais seguro para seus filhos que possam mexer nas tomadas e se machucar. Para isso, você pode usar protetores, tomadas resistentes a violações e tampas deslizantes.
Problemas de fiação que precisam de atenção imediata
Aqui estão alguns problemas graves que você não pode deixar de lado e deve resolver imediatamente. Se você encontrar algum desses problemas na fiação, entre em contato com um eletricista e resolva o problema.
Em primeiro lugar, a fiação velha ou antiga pode facilmente causar incêndios e deve ser substituída imediatamente.
Se você encontrar tomadas não aterradas, aterre-as assim que puder. Uma tomada não é aterrada apenas se tiver duas aberturas em vez de três. É exatamente por isso que os aparelhos de alta potência vêm com três pinos, para que não possam ser usados em uma tomada não aterrada.
Digamos que sua casa não esteja recebendo energia suficiente. Pode ser o que está fazendo com que seus disjuntores continuem desarmando. Nesse caso, atualize para a média de 100-200 amperes necessários para alimentar uma casa.
Por fim, quando for trabalhar com dispositivos eletrônicos ou fiação elétrica,é preciso cuidado e muita segurança. Essa sempre deve ser sua principal preocupação. Lembre-se de desligar toda a energia quando estiver trabalhando (desligue a energia no painel de serviço principal). E, para garantir a segurança, use um testador de voltagem para verificar se a energia está ou não desligada.