Carregando...

PortuguêsEnglishEspañol
PortuguêsEnglishEspañol
Previous
Next

Capacitores

O capacitor é um dispositivo elétrico capaz de armazenar cargas elétricas.
Portanto, o capacitor é um dispositivo elétrico que tem a capacidade de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático, fato esse denominado de capacitância de um capacitor.

Os capacitores mais comuns são construídos por duas placas condutivas (metálicas), separadas por um material dielétrico (material isolante) que em alguns casos dá nome ao capacitor (capacitores cerâmicos, de mica, de poliéster, etc).

No mercado há diversos tipos de capacitores, os mais comuns são: capacitor cerâmica; capacitores de poliéster e eletrolíticos.

O princípio de funcionamento de um capacitor acontece quando uma tensão elétrica é aplicada entre suas placas condutoras, conhecidas como “armaduras”. Um lado da armadura condutora armazena cargas positivas, o outro lado armazena cargas negativas. As cargas são acumuladas de igual modo, balanceado, tanto cargas negativas quanto as positivas possuem o mesmo valor em módulo.

São largamente utilizados para diversos fins, tanto em aplicações de corrente contínua, como temporizadores, retificadores e em corrente alternada para correção do fator de potência, filtros passivos, entre outros.

Todo capacitor tem um parâmetro denominado capacitância cuja unidade é o Farad (F), que determina quanta carga ele é capaz de armazenar.

Como 1 Farad (1F) é considerado uma capacitância muito grande, o mais comum é vermos componentes com subunidades do Farad, como microFarad (uF), nanoFarad (nF) ou mesmo picoFarad (pF).

Capacitância

A capacitância de um capacitor pode ser calculada pela expressão a seguir:

C=Q/U

C = capacitância (F);
Q = quantidade de carga ©;
U = diferença de potencial (V);

Outra característica importante dos capacitores é o seu processo de carga e descarga, que garante que a energia acumulada seja descarregada um tempo depois em outra parte do circuito.

A expressão matemática utilizada para calcular a intensidade desse campo é dada por:

E = campo elétrico (N/C);
U = diferença de potencial (V);
d = distância (m).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aqui você encontra os melhores artigos sobre o mundo da eletrônica, da eletricidade e da informática. Com uma linguagem simples e objetiva queremos compartilhar conhecimento com conteúdo de qualidade.